Cidade

O passado de Santa Inês remonta ao século XVI por estar ligado àhistória de Santo Inácio, antiga redução de Santo Inácio Mini, fundada em meados doséculo XVI, pelos missionários espanhóis da Companhia de Jesus.

Localizada à margem esquerda do rio Paranapanema, na altura doribeirão Santa Inês, no decorrer do tempo viria a ser foco de admirável progresso a curtoprazo, tornando um dos mais jovens e dinâmicos municípios do país, embora suasreferências sejam longínquas.

Em 1940, ainda era habitado por uma dezena de posseiros, que haviamse estabelecido às margens do rio Paranapanema.

Já em 1947, atraídos pelo grande progresso que se registrava em quasetodo Vale do Paranapanema, procedentes de São Paulo chegavam diversas caravanasque de imediato lançavam-se no trabalho árduo do desmatamento e construíam asprimeiras casas, na terra devoluta até então esquecida e inexplorada.

Já em 1950, o Sr. Claro Ferreira Lima construía a primeira escola,dentro do lote nº 54 - A, que em homenagem ao construtor denominaram escola ruralClaro Ferreira. No mesmo ano chegavam os senhores Manoel Gomes e José Francisco daSilva, enquanto concluía-se a primeira estrada.

Em 1952, José Gabiate e Salete, residentes em Alfredo Marcondes – São

Paulo, adquiriram partes de terras do Sr. Claro Ferreira Lima, José Macena e JosafáMatias Souza e executaram um loteamento com traçados urbanos previamenteplanejados. Após a conclusão do loteamento denominaram o aglomerado de povoado Santa Inês os senhores Antônio Vidal Arruda, Manuel Vidal Arruda, José dos SantosMoreira, Manuel Pereira e João Caetano, sendo o último o primeiro comerciante.

Em 1953, a população de Santa Inês unia-se por um mesmo ideal econstruíam a primeira capela que batizaram por nome de capela Santa Inês.

No decorrer do tempo, o progresso chegava ao apogeu e um pouco ao sul surgia o povoado de Imbiassaba, pois, graças às ricas terras, a cultura de hortelãfazia com que dia a dia chegassem dos diversos pontos do Brasil, agricultores,aventureiros e comerciantes, uns se estabelecendo na cidade e outras na zona rural.

Em 26 de novembro de 1954, com a criação do município de Itaguajé, o povoado de Santa Inês passou à sua jurisdição. O núcleo foi elevado à categoria deDistrito Administrativo e Judiciário de Itaguajé no dia 06 de janeiro de 1961, pela Lei n.º4.311.

Em 25 de janeiro de 1961, através da Lei Estadual n.º 4.338, com território desmembrado de Itaguajé, foi criado o município de Santa Inês, sendoinstalado a 03 de dezembro do mesmo ano. Em divisão territorial datada de 31-12-1963,o município é constituído do distrito sede, assim permanecendo em divisão territorialdatada de 2007.

A área do município de Santa Inês é de 138,481 km²,segundo o IBGE, fazendo limite com os municípios de Itaguajé (oeste), Colorado (sul),Santo Inácio (leste) e Estado de São Paulo (norte). Com altitude de 360metros acima do nível do mar, nas coordenadas geográficas de Latitude de 22°38’15”Hemisfério Sul e Longitude de 51°54’09” Oeste de Greenwich, segundo dados do IBGE.O acesso ao Município acontece principalmente pela PR-340. Asprincipais distâncias da cidade de Santa Inês são: 96 km de Astorga, 104 km deParanavaí, 106 km de Maringá e 513 km da Capital Curitiba.